Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

63% da eletricidade consumida em novembro teve origem nas renováveis

A eletricidade com origem em fontes renováveis continua a garantir a maior parte do consumo em Portugal continental. As barragens são responsáveis por metade da eletricidade verde.

As grandes barragens foram,responsáveis por 30% da eletricidade consumida em Portugal durante o mês de novembro, segundo dados agora divulgados pela Associação de Energias Renováveis (APREN).

No seu conjunto, as fontes renováveis (que incluem as eólicas, as barragens, a solar fotovoltaica e a biomassa), garantiram 63% da eletricidade consumida naquele mês.

Em termos mensais, e ainda segundo os dados da APREN, "as renováveis, sem a grande hídrica, foram a principal fonte de abastecimento do consumo de eletricidade em Portugal em novembro, mantendo a tendência do mês anterior.

Aquela associação destaca ainda o crescimento da grande hídrica e o facto de Portugal ter, neste período, exportado eletricidade para Espanha originando um saldo importador negativo neste mês. "O acumulado do saldo importador cifra-se em 1,9% o valor mais baixo registado nos meses de novembro desde 2002", conclui a APREN na sua análise mensal.