Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Consumo de gasolina em abril caiu 8,6%

  • 333

O consumo de combustíveis rodoviários em Portugal baixou no mês passado, havendo um recuo no abastecimento de gasóleo e uma queda maior na procura de gasolina, segundo a ENMC

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O consumo de gasolina em Portugal no mês de abril foi de 84,6 mil toneladas, menos 8,6% do que em abril do ano passado, revela o mais recente boletim da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC).

Adicionalmente, o consumo de gasóleo em abril recuou 1,4% em termos homólogos, para 386,9 mil toneladas. No seu conjunto, a procura dos dois tipos de combustível rodoviário no mês passado ficou 2,8% abaixo do volume registado em abril de 2015.

Em termos de preços, a ENMC regista que o preço médio de venda ao público do gasóleo entre março e abril subiu 1,2% (mais 1,3 cêntimos por litro), enquanto o preço médio da gasolina no mesmo período aumentou 4,4% (mais 5,8 cêntimos por litro).

Na comparação com abril de 2015 o gasóleo ficou 6,9% mais barato (menos 10,2 cêntimos por litro no preço médio), enquanto a gasolina teve uma redução de 10,4% (menos 12,7 cêntimos por litro).

Entre março e abril a margem bruta das gasolineiras diminuiu 7,6% no gasóleo (uma perda de 1,1 cêntimos por litro) mas aumentou 2,9% para a gasolina 95 (um ganho de 3,5 cêntimos por litro).