Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Março frio provoca aumento de 4,8% no consumo de eletricidade

  • 333

Apesar do aumento do consumo em março, no conjunto do primeiro trimestre do ano, e face ao período homólogo do ano anterior, a evolução do consumo foi negativa, da ordem dos - 0,8%

O consumo de energia elétrica registou um crescimento de 4.8% em março, face ao mês homólogo do ano anterior.

Os dados, hoje divulgados pela Redes Energéticas Nacionais (REN), referem que o aumento do consumo foi sobretudo impulsionado pelas temperaturas abaixo dos valores médios que se fizeram sentir durante aquele mês.

Apesar dos valores positivos de março, no conjunto do primeiro trimestre do ano, e face ao período homólogo do ano anterior, a evolução do consumo foi negativa, da ordem do - 0,8%.

Nos primeiros três meses de 2016 a produção elétrica de origem renovável abasteceu 73% do consumo (exportações de eletricidade incluídas). Só as barragens foram responsáveis por 40%, as eólicas por 28% e a biomassa ficou com 4% do total. Da energia solar fotovoltaica veio 1% do total da produção elétrica.

As formas de produção não renováveis abasteceram o resto do consumo, com as centrais a carvão na frente, assegurando 16% do total.