Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Generg vende oito parques eólicos em Portugal

  • 333

A Generg, um dos maiores produtores de energia eólica em Portugal, acordou vender ao grupo Trustenergy os ativos que tinha herdado em 2015 no âmbito do consórcio Eneop

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A Generg, empresa nacional de energias renováveis controlada pelo fundo Novenergia, firmou um acordo para a venda de oito parques eólicos em Portugal, com uma potência total de 274,5 megawatts (MW).

Esta carteira de ativos será comprada pelo grupo Trustenergy, que é detido em partes iguais pela francesa Engie (antiga GDF Suez) e pela japonesa Marubeni. A Trustenergy é também um acionista de referência da Generg, onde detém uma posição de 42,5%.

Em comunicado, a Generg, que é uma das maiores empresas portuguesas de produção de energia eólica, refere que o acordo de venda foi assinado a 7 de março, mas a sua eficácia está sujeita à verificação de um conjunto de condições, entre as quais a obtenção de aprovação da Autoridade da Concorrência.

A carteira de parques eólicos que será vendida à Trustenergy tinha sido incorporada na Generg em 2015 no âmbito do processo de separação de ativos do consórcio Eneop. Com a conclusão da construção de parques eólicos da Eneop, os acionistas deste consórcio (no qual a Generg tinha uma participação de 20%), avançaram para a repartição dos empreendimentos entre si.

A Generg continuará a operar os parques eólicos que já detinha antes de absorver os ativos da Eneop. Assim, a empresa manterá a propriedade de 11 parques eólicos, com uma potência conjunta de 436 MW.