Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Consumo de combustíveis em fevereiro cresceu 4%

  • 333

Tiago Miranda

O mercado português voltou a crescer no mês passado, com uma subida particularmente acentuada na procura de gasóleo, segundo os dados da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O consumo de combustíveis rodoviários em fevereiro teve um crescimento de 4% face ao mesmo mês do ano passado, revela o mais recente relatório da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis (ENMC).

Segundo a ENMC, em fevereiro o volume de gasolina consumida em Portugal teve um crescimento de 2,5% em termos homólogos, enquanto a procura de gasóleo aumentou 4,3%.

Esta subida no consumo ocorreu num contexto de queda de preços. De acordo com a ENMC, em fevereiro deste ano os preços médios da gasolina foram 7,3% mais baixos que em 2015, enquanto os do gasóleo observaram uma queda de 14,6%.

Considerando a soma dos meses de janeiro e fevereiro, o mercado dos combustíveis rodoviários em Portugal teve um comportamento diferente. A procura de gasóleo até cresceu 1,4% face a 2015, mas o consumo de gasolina tem uma queda de 2,2% face aos primeiros dois meses do ano passado.

De acordo com a mesma fonte, entre janeiro e fevereiro houve uma queda significativa da margem bruta na venda de combustíveis em Portugal. No caso do gasóleo as margens encolheram 25% (4,5 cêntimos por litro), enquanto na gasolina os ganhos dos operadores baixaram 35% (7,5 cêntimos por litro).