Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Galp prevê petróleo nos 70 dólares daqui a cinco anos

  • 333

Há um ano a Galp previa que o brent recuperasse para 80 dólares por barril em 2019, fasquia que agora é reduzida para 70 dólares no horizonte de 2020

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A Galp Energia está a trabalhar no pressuposto de que o barril de petróleo valorize nos próximos anos e assuma em 2020 uma cotação em torno de 70 dólares, segundo os dados apresentados pela petrolífera ao mercado esta terça-feira.

No âmbito do seu Capital Markets Day, iniciativa em que apresenta a analistas e investidores em Londres as suas perspetivas para os próximos cinco anos, a Galp reviu em baixa a evolução do preço do crude. Na apresentação feita há um ano o grupo colocava o barril de brent em 80 dólares em 2019.

Apesar da queda da cotação do petróleo, que no início deste ano atingiu os valores mais baixos de mais de uma década, a Galp mantém o interesse em investir na exploração e produção desta matéria-prima, canalizando para esse negócio 85% dos 5,5 mil milhões de euros que pretende investir até 2020.

A Galp reafirma que os seus projetos de exploração, entre os quais do Brasil, são viáveis mesmo com o petróleo em níveis historicamente baixos. Segundo o grupo, os projetos já em marcha terão retorno até com o crude a cotar a menos de 30 dólares por barril.

O jornalista viajou a Londres a convite da Galp Energia.