Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Preço do petróleo acima dos 40 dólares pela primeira vez em três meses

  • 333

Reuters

Tanto o Brent como o Crude estão hoje em alta nos mercados europeu e americano. A aproximação de mais uma reunião entre a OPEP e a Rússia, para tentar congelar a produção, pode estar na base desta tendência

O barril de Brent, que serve de referência para as exportações portuguesas, está a ser negociado em Londres acima dos 40 dólares e é preciso recuar a 7 de dezembro de 2015 para encontrar um preço semelhante. Também o Crude, que serve o mercado norte-americano, está a negociar acima dos 37 dólares.

De acordo com alguns analistas internacionais, citados pela agência Bloomberg, esta subida do preço do petróleo pode ser já uma primeira reação à aproximação de mais um encontro entre a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e Rússia, agendado para abril, onde se tentará atingir um acordo para congelar a produção.

Recorde-se que já houve uma tentativa para fazer subir os preços - a 16 de fevereiro - numa reunião realizada em Doha, capital do Qatar, onde se juntaram a OPEP, a Rússia e a Venezuela, mas o resultado foi pouco expressivo ou quase nulo nos dias que se seguiram. Ou seja, os preços, que na altura andavam abaixo dos 30 dólares por barril, continuaram nesse patamar. Aliás, até desceram poucos dias depois, quando o ministro do petróleo Iraniano veio dizer que o congelamento da produção só podia ser “uma brincadeira”.

O Irão, que acaba de sair de uma situação de embargo à produção de petróleo, voltou a poder produzir e os navios petroleiros vindos daquele país estão já há algumas semanas a abastecer o mercado europeu.

O excesso de petróleo no mercado mundial – que agora anda entre um a dois milhões de barris diários – está na base da quebra dos preços que verifica desde 2014, e que é superior a 60%. Alguns países produtores estão mesmo a ponderar a hipótese de pedir ajuda financeira ao FMI e outros começam a implementar medidas de austeridade nas respetivas economias.