Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Renováveis abastecem 73% do consumo de eletricidade

  • 333

Nos dois primeiros meses do ano registou-se uma quebra de 3,4% no consumo de eletricidade, face ao período homólogo de 2015

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis foi suficiente para abastecer 73% do consumo durante os dois primeiros meses de 2016, numa altura em que também se registou uma quebra homóloga de 3,4% na eletricidade gasta pelos consumidores.

De acordo com a REN - Redes Energéticas Nacionais, a maior parte da produção foi garantida pelas barragens, que asseguraram 41% do total. Seguiram-se as eólicas, com 28%, a as centrais de biomassa, com 4%, e as fotovoltaicas que garantiram 1%.

As fontes de produção não renovável abasteceram os restantes 27%, com destaque para as centrais a carvão (com 15% da produção para consumo) e pelas centrais a gás natural, com 12%.

Em fevereiro, o saldo exportador de eletricidade foi equivalente a 24% do consumo nacional. A REN diz mesmo que "foi mesmo o saldo mensal mais elevado de sempre".

Dada a abundância de chuva e vento no segundo mês do ano, a produção com base em fontes renováveis atingiu 77% das necessidades de consumo.