Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

EDP reforça negócio de gás em Espanha

  • 333

O grupo português decidiu comprar à Repsol uma carteira de ativos no Norte de Espanha que permitirá à EDP ampliar em 9% a sua rede de distribuição de gás no país vizinho

A EDP vai reforçar o seu negócio de distribuição de gás no mercado espanhol, tendo anunciado esta segunda-feira a aquisição de um conjunto de ativos de gás localizados no Norte de Espanha que eram até agora detidos pelo grupo Repsol.

Através deste negócio, passará para o controlo da EDP uma carteira de 82 mil pontos de abastecimento de gás propano liquefeito localizados em regiões em que a EDP já opera através da subsidiária Naturgas, nomeadamente País Basco, Astúrias e Cantábria.

Esta transação, revelou a EDP em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), permitirá ao grupo português aumentar em 9% a sua rede de distribuição de gás em Espanha, onde ficará com cerca de um milhão de pontos de abastecimento.

A EDP espera que o negócio seja fechado apenas no segundo semestre deste ano, após obtida a aprovação dos reguladores.

A transação, que avalia os ativos adquiridos em 116 milhões de euros, permitirá à EDP ampliar o seu resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) em 13 milhões de euros por ano.