Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Consumo de combustíveis em Portugal cresceu 2,2% no ano passado

  • 333

A compra de produtos petrolíferos em dezembro baixou, mas no conjunto do ano Portugal fechou 2015 com uma subida no consumo de combustíveis, num ano em que os preços do gasóleo e da gasolina tiveram evoluções distintas

O consumo de combustíveis rodoviários em Portugal em 2015 cresceu 2,2% face ao ano anterior, segundo os dados publicados pela Entidade Nacional para o Mercados dos Combustíveis (ENMC).

O crescimento da procura no ano passado verificou-se principalmente no gasóleo, mas também na gasolina. Enquanto o consumo de gasóleo subiu 2,7% face a 2014, o mercado da gasolina avançou 0,3%.

Apesar de no conjunto do ano o mercado de combustíveis rodoviários ter apresentado um desempenho positivo, em dezembro o consumo desses produtos baixou 3,7% relativamente ao mesmo mês do ano anterior, com descidas de 3,6% nas compras de gasóleo e de 4,1% nos abastecimentos de gasolina.

Durante o ano 2015 o mercado português observou comportamentos distintos nos preços dos combustíveis. O preço médio de venda ao público do gasóleo desceu 6,2% entre janeiro e dezembro (o equivalente a 7,1 cêntimos por litro), enquanto o preço médio da gasolina aumentou 1% (ou 1,3 cêntimos por litro).

A ENMC informou ainda que no ano passado a margem bruta das gasolineiras teve aumentos significativos, crescendo 4,2 cêntimos por litro de gasóleo (uma subida de quase 23%) e 8,1 cêntimos por litro de gasolina (um aumento próximo de 51%).