Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

EDP Renováveis já está a investir no México

  • 333

A empresa portuguesa arrancou com o desenvolvimento do parque de Coahuila, que terá 95 torres eólicas, num investimento em parceria com o grupo mineiro mexicano Peñoles

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A EDP Renováveis arrancou com a construção do seu primeiro parque eólico do México, um empreendimento que será desenvolvido em parceria com o grupo industrial mexicano Peñoles e que terá uma capacidade instalada de 200 megawatts (MW).

O parque eólico de Coahuila ficará operacional no final de 2016, momento em que terá em funcionamento 95 aerogeradores, instalados numa área de 4700 hectares, a noroeste da cidade de Saltillo.

Este investimento marca a entrada da EDP Renováveis no México, depois de a empresa portuguesa já ter apostado noutras geografias do continente americano, nomeadamente Estados Unidos da América, Canadá e Brasil.

Por outro lado, o parque de Coahuila traduz uma estratégia de investimento um pouco diferente da que a EDP Renováveis vem adotando tradicionalmente. A empresa presidida por João Manso Neto costuma desenvolver sozinha os seus projetos e apenas quando eles estão em operação vende participações minoritárias a terceiros.

No caso do México, o grupo Peñoles e a EDP Renováveis investem juntos no parque eólico, cuja energia irá abastecer as minas da companhia mexicana, que produz prata, ouro, zinco, entre outros produtos.