Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Consumo de gasolina caiu em outubro

  • 333

A procura de gasolina no mês passado em Portugal desceu 4,3% em comparação com outubro de 2014, enquanto o consumo de gasóleo recuou 0,4%

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O consumo de gasolina em Portugal cifrou-se em 88.233 toneladas em outubro, menos 4,3% do que no mesmo mês do ano passado, segundo o último relatório da ENMC - Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis.

No mês passado o consumo de gasóleo também teve uma descida, mas mais ligeira, recuando 0,4% em termos homólogos, para 404 mil toneladas, de acordo com os dados publicados pela ENMC.

Embora em outubro o consumo de combustíveis rodoviários tenha baixado, em termos globais a procura acumulada desde o início do ano ainda é superior à verificada no mesmo período de 2014.

O consumo de gasóleo entre janeiro e outubro cresceu 3,3%, para quase 3,9 milhões de toneladas, ao passo que a procura de gasolina avançou, face ao ano passado, 0,6%, para 905 mil toneladas.

Desde o início do ano o valor das margens das gasolineiras apresentou uma queda. Segundo a ENMC, a margem bruta no gasóleo desceu 2,3 cêntimos por litro entre janeiro e outubro e na gasolina baixou 0,3 cêntimos por litro, o que corresponde a descidas das margens de 12,8% no gasóleo e de 1,9% na gasolina.

Em termos comparativos o preço médio da gasolina em Portugal (já incluindo impostos) era em outubro o sétimo mais caro da União Europeia (UE). No gasóleo Portugal tinha no mês passado o 10º preço final mais elevado da UE.