Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

EDP e Galp voltam a integrar as 250 maiores empresas de energia do mundo

  • 333

As duas companhias portuguesas repetem a sua presença no ranking Platts Top 250, que lista os maiores grupos de energia do planeta em função das vendas, lucro, ativos e rentabilidade.

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A EDP e a Galp estão entre as 250 maiores empresas de energia do mundo, segundo a lista anual da Platts, empresa especializada em informação da área energética, que tem em conta o valor dos ativos, as vendas, o lucro e a rentabilidade do capital investido.

A EDP surge este ano na 69ª posição, quatro lugares abaixo da espanhola Repsol e quase 20 posições acima da italiana Enel. A Galp Energia, por seu turno, ocupa a 230ª posição.

As duas empresas portuguesas perderam alguns lugares face à lista que a Platts publicou no ano passado, em que a EDP figurava na 65ª posição e a Galp era a 144ª empresa de energia a nível global.

O ranking Platts Top 250 é liderado pela norte-americana Exxon Mobil, seguida da Chevron, também dos Estados Unidos. Em terceiro lugar surge a Royal Dutch Shell. Os quarto e quinto lugares são das chinesas CNOOC e Petrochina.