Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Consumo de gasolina em agosto caiu 5,7%

  • 333

Marcos Borga

A procura de combustíveis rodoviários em Portugal teve no mês passado um sinal negativo: embora o consumo de gasóleo ainda tenha crescido face ao ano passado, as vendas de gasolina baixaram

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O consumo de gasolina em Portugal baixou 5,7% em agosto, em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o mais recente relatório da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC).

Em sentido contrário, a procura de gasóleo em agosto apresentou um crescimento de 1,4% face a igual período de 2014. Mas, juntando os volumes consumidos dos dois produtos, o mercado dos combustíveis rodoviários teve em agosto um recuo de 0,1% relativamente a agosto do ano passado.

O desempenho no último mês vem contrariar a tendência de crescimento da procura que vinha do primeiro semestre, em que as introduções de gasolina e gasóleo no mercado nacional foram superiores em termos homólogos.

Apesar da queda em agosto, o consumo agregado dos primeiros oito meses do ano apresenta ainda uma subida de 2,9% (com a gasolina a crescer 0,9% e o gasóleo a aumentar 3,4%).

De acordo com a ENMC, do início de janeiro até ao final de agosto o preço médio de venda ao público do gasóleo encareceu 2% e o da gasolina subiu quase 11%.

No final de agosto, segundo a mesma fonte, o preço do gasóleo em Portugal estava 2,5% abaixo do preço médio da União Europeia, enquanto a gasolina custava em média 2,6% mais que a média europeia.