Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Suíços compram participação na Goldenergy

  • 333

O grupo suíço Axpo vai ser acionista de referência da Goldenergy, empresa portuguesa já presente no mercado de eletricidade e gás natural e controlada pela Dourogás

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A empresa suíça de eletricidade Axpo vai adquirir uma participação na empresa portuguesa Goldenergy, que opera na comercialização de eletricidade e gás natural no mercado liberalizado e que é controlada pelo grupo nortenho Dourogás.

O negócio foi já notificado à Autoridade da Concorrência (AdC), que, segundo um anúncio publicado esta segunda-feira, irá nos próximos dias ouvir potenciais interessados sobre esta operação de concentração.

O presidente executivo da Goldenergy, Nuno Afonso Moreira, adiantou ao Expresso que as negociações com a Axpo já decorriam há algum tempo. “É um interesse de há cerca de dois anos”, indicou o gestor.

Nuno Afonso Moreira não revelou pormenores sobre o negócio, nem a percentagem de capital que será comprada pela Axpo, devido a um acordo de confidencialidade entre a Dourogás e a empresa suíça.

A Axpo já operava no mercado português, mas apenas na venda de eletricidade e sem presença no segmento de clientes domésticos. A compra de uma posição na Goldenergy ampliará a exposição da Axpo a Portugal, nomeadamente no mercado liberalizado de gás e na área dos consumos particulares.

Segundo os últimos relatórios da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em junho a Goldenergy tinha uma quota de 1,5% do número de clientes do mercado liberalizado de eletricidade (um mercado liderado pela EDP, com 84,5% dos clientes). Já a Axpo apresenta uma quota de 1,8% do volume de eletricidade consumido no segmento industrial.

No gás natural a Goldenergy é o terceiro maior operador em Portugal por número de clientes (tem 23,5% dos contratos no mercado liberalizado, atrás dos 49,5% da EDP e dos 26,9% da Galp). Em percentagem do volume de gás fornecido em Portugal a Goldenergy tem uma quota de 3,6%.