Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Repsol lucra 1,2 mil milhões de euros até junho

  • 333

A petrolífera espanhola aumentou os seus ganhos no primeiro semestre em 34,5%, com um melhor desempenho no negócio da refinação e distribuição

A Repsol alcançou até ao final de junho um resultado líquido ajustado de 1240 milhões de euros, mais 34,5% do que em igual período do ano passado, informou esta quinta-feira a petrolífera espanhola em comunicado ao mercado.

O crescimento do lucro da Repsol foi sustentado principalmente na melhoria dos resultados no negócio de refinação e distribuição, cujos ganhos mais do que duplicaram no primeiro semestre deste ano, compensando, assim, o efeito negativo da desvalorização do crude no negócio da produção petrolífera.

Em termos absolutos, sem ajustamentos aos efeitos extraordinários, o lucro da Repsol no primeiro semestre caiu 20,6%, para 1053 milhões de euros.

A petrolífera, que este mês foi alvo de uma das maiores multas de sempre da autoridade da concorrência espanhola no mercado dos combustíveis (no valor de 22,6 milhões de euros), não revelou os resultados específicos das suas operações em Portugal.

No mercado português, conforme o Expresso noticiou a 12 de julho, a Repsol tem em curso um investimento de 30 milhões de euros em capacidade de armazenagem de gasóleo, que deverá estar pronta no final do próximo ano. A empresa tem ainda prevista a exploração de gás natural ao largo do Algarve, embora a perfuração do primeiro poço esteja atrasada.