Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

EDP Renováveis faz troca de ativos no Reino Unido com a Repsol

  • 333

Tiago Miranda

Empresa portuguesa e a companhia espanhola eram parceiras no desenvolvimento de dois parques eólicos offshore, mas decidiram agora que cada uma fará o seu projeto sozinha

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A EDP Renováveis acordou com a empresa de energias limpas do grupo espanhol Repsol uma operação de troca de ativos no mercado do Reino Unido, através da qual as duas companhias deixam de ser parceiras em dois projetos de eólicas offshore, passando cada uma delas a desenvolver autonomamente o seu empreendimento.

Pelo acordo, a EDP Renováveis ficará com a participação de 33% que a Repsol Nuevas Energías tinha no consórcio Moray Offshore, passando a empresa portuguesa a deter a totalidade deste projeto. Em contrapartida, a Repsol irá ficar com os 49% que a EDP Renováveis tinha no projeto Inch Cape Offshore.

Esta operação não deverá ter um impacto significativo nos resultados da EDP Renováveis, refere a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A transação está ainda sujeita a aprovação da Crown Estate, a entidade da Coroa britânica que promoveu os concursos ao abrigo dos quais a EDP Renováveis e a Repsol receberam luz verde para investir nas eólicas offshore.

A subsidiária de energias verdes do grupo EDP anunciou a sua aposta nas eólicas do mar do Reino Unido há já cinco anos, mas só no ano passado obteve a aprovação técnica para desenvolver um parque ao largo da Escócia com uma capacidade de 1116 megawatts (MW).