Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Consumo de combustíveis em Portugal cresceu em junho

  • 333

Os números revelados pela ENMC vêm confirmar a tendência de recuperação do mercado de combustíveis rodoviários, com um crescimento maior que nos meses anteriores

Nuno Fox

A procura de gasolina no mercado nacional subiu 5% em termos homólogos, enquanto o consumo de gasóleo cresceu 5,9%, segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O consumo de gasolina e gasóleo no mercado português cresceu 5,7% em junho em comparação com o mesmo mês do ano passado, alcançando as 486 mil toneladas, segundo informa a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) no seu mais recente relatório mensal.

O crescimento da procura foi mais acentuado no gasóleo, cujo consumo em junho cresceu 5,9%. Já os abastecimentos de gasolina no mercado nacional apresentaram no mês passado um aumento de 5%.

Os números revelados pela ENMC vêm confirmar a tendência de recuperação do mercado de combustíveis rodoviários, com um crescimento maior que nos meses anteriores. No conjunto do primeiro semestre o consumo de gasóleo em Portugal ficou 3,6% acima do volume do ano passado e o de gasolina cresceu 1,3%.

De acordo com a mesma entidade, desde o início do ano que as gasolineiras operam com margens brutas menores, sendo que a margem na venda de gasolina recuou 0,3% face ao início do ano e a do gasóleo caiu 6,4%.

No final de junho, realça ainda a ENMC, Portugal tinha o sétimo preço mais alto de venda ao público de gasolina ao nível da União Europeia. No gasóleo o preço médio português (já incluindo impostos) era o 12º mais alto da União.