Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Galp vende à Endesa negócio de gás e eletricidade na região de Madrid

  • 333

O grupo português vai encaixar 24 milhões de euros com a alienação das atividades de comercialização de energia que tinha adquirido há cinco anos em Espanha.

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A Galp Energia acordou vender à Endesa o negócio que detinha para a comercialização de gás natural e eletricidade a clientes residenciais nos municípios da região de Madrid.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a petrolífera portuguesa informou que o valor da transação ascende a 24,1 milhões de euros, um montante que será ajustado no momento de conclusão da venda em função do fundo de maneio e dívida líquida da empresa.

A operação, contudo, está sujeita à aprovação das autoridades competentes, como as que regulam a concorrência. A Galp espera que o negócio fique concluído até ao final deste ano.

As atividades de comercialização na região de Madrid tinham sido adquiridas pela Galp em abril de 2010, em parceria com um fundo da Morgan Stanley, abrangendo uma carteira de 412 mil clientes de gás e 8 mil clientes de eletricidade.

Nesse negócio, há cinco anos, a aquisição foi feita por 800 milhões de euros, mas a maior parte do investimento foi feito pela Morgan Stanley, que foi quem ficou com as infra-estruturas de distribuição, cabendo à Galp somente o negócio de comercialização.

Em abril deste ano o fundo da Morgan Stanley alienou os seus ativos na região de Madrid a um consórcio que incluía a EDF, um fundo de investimento e um fundo de pensões holandês.