Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

EDP ganha megacontrato de fornecimento de energia em Espanha

Alberto Frias

Grupo português ganhou mais lotes que os seus concorrentes no concurso de quase 242 milhões de euros para fornecer eletricidade à rede ferroviária espanhola em 2016

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A EDP, através da sua subsidiária Hidrocantábrico, foi o grande vencedor do concurso realizado pela espanhola Adif para o fornecimento de energia elétrica durante um ano à rede ferroviária nacional. A Hidrocantábrico ganhou oito dos 21 lotes em disputa. 

Globalmente, o concurso da Adif licitou o abastecimento de eletricidade para o ano 2016 na ferrovia espanhola, com um valor de 241,9 milhões de euros, naquela que é uma das maiores faturas elétricas de Espanha e, por isso, um dos clientes mais apetecíveis para os comercializadores de energia. 

A EDP, através da Hidrocantábrico, ganhou oito lotes, a Gas Natural Fenosa ganhou seis e a Iberdrola conquistou cinco, enquanto a Acciona e a Endesa ganharam um lote cada uma, informou a Adif. 

Atualmente, a Adif está a contratar a sua eletricidade à Endesa, Gas Natural Fenosa e Axpo Iberia. 

Em Portugal a EDP é o maior fornecedor de eletricidade de grandes consumidores, com uma quota de mercado de 27,5%, seguida pela Endesa, com 25,4%, segundo dados da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) relativos a março. 

No segmento de clientes industriais (com volumes inferiores aos do segmento de "grandes consumidores") a EDP tem uma quota de 23,8%, ficando atrás da Iberdrola (26,8%) e da Endesa (27,3%).