Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

EDP ganha megacontrato de fornecimento de energia em Espanha

  • 333

Alberto Frias

Grupo português ganhou mais lotes que os seus concorrentes no concurso de quase 242 milhões de euros para fornecer eletricidade à rede ferroviária espanhola em 2016

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A EDP, através da sua subsidiária Hidrocantábrico, foi o grande vencedor do concurso realizado pela espanhola Adif para o fornecimento de energia elétrica durante um ano à rede ferroviária nacional. A Hidrocantábrico ganhou oito dos 21 lotes em disputa. 

Globalmente, o concurso da Adif licitou o abastecimento de eletricidade para o ano 2016 na ferrovia espanhola, com um valor de 241,9 milhões de euros, naquela que é uma das maiores faturas elétricas de Espanha e, por isso, um dos clientes mais apetecíveis para os comercializadores de energia. 

A EDP, através da Hidrocantábrico, ganhou oito lotes, a Gas Natural Fenosa ganhou seis e a Iberdrola conquistou cinco, enquanto a Acciona e a Endesa ganharam um lote cada uma, informou a Adif. 

Atualmente, a Adif está a contratar a sua eletricidade à Endesa, Gas Natural Fenosa e Axpo Iberia. 

Em Portugal a EDP é o maior fornecedor de eletricidade de grandes consumidores, com uma quota de mercado de 27,5%, seguida pela Endesa, com 25,4%, segundo dados da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) relativos a março. 

No segmento de clientes industriais (com volumes inferiores aos do segmento de "grandes consumidores") a EDP tem uma quota de 23,8%, ficando atrás da Iberdrola (26,8%) e da Endesa (27,3%).