Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

EDP Renováveis conclui venda de ativos brasileiros à China Three Gorges

  • 333

A China Three Gorges acordou investir 112 milhões de euros para ficar com 49% dos parques eólicos que a empresa portuguesa tem no Brasil. 

A EDP Renováveis concluiu esta terça-feira a operação de venda à China Three Gorges de uma posição de 49% nos seus parques eólicos no Brasil, que somam atualmente uma potência instalada de 84 megawatts (MW), mas que será reforçada em breve com novos empreendimentos. 

A transação, que tinha sido anunciada ao mercado no final de dezembro de 2014, foi concretizada agora, implicando da parte da China Three Gorges (que é o maior acionista da EDP, com 21,35% do capital) um investimento de 385,7 milhões de reais, o equivalente a 112 milhões de euros ao câmbio atual. 

Este valor inclui o investimento futuro da Three Gorges em parques eólicos que estão em construção ou em fase de desenvolvimento, com uma capacidade de 237 MW, a somar aos 84 MW já operacionais.

A aquisição da participação de 49% pela companhia chinesa nos ativos da EDP Renováveis no Brasil decorre do compromisso feito pela Three Gorges no final de 2011 para investir 2 mil milhões de euros em projetos do grupo EDP. 

Além deste investimento no Brasil, a China Three Gorges também já concluiu a aquisição de 49% da EDP Renováveis Portugal.