Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Turismo

Roquette não quer desistir de Alqueva

  • 333

José Roquette pondera parar o investimento turístico face às dificuldades colocadas pela banca, mas acredita poder chegar a um acordo.

www.expresso.pt

O empresário José Roquette, promotor de um megaprojeto turístico junto ao Alqueva, no concelho de Reguengos de Monsaraz, pondera desistir do projeto face às dificuldades de financiamento colocadas pelos bancos CGD e BPI.

A obra no Alqueva está parada à espera de €35 milhões para concluír a primeira fase, onde já foram investidos cerca de €55 milhões, metade dos quais de capitais próprios.

"Apesar do Parque Alqueva ter sido classificado pelo Governo como Projeto de Interesse Estratégico Nacional em agosto de 2011, não foi ainda possível concluir o modelo de financiamento com adequada repartição de risco com os bancos financiadores, em", adianta José Roquette, frisando que "não podemos continuar a suportar esses custos, sem um modelo de financiamento aprovado".

Para o empresário, pode haver luz ao fundo do túnel. "Embora esteja muito preocupado, ainda acredito que seja possível chegar a um acordo que permita continuar o projeto com adequada repartição do risco entre todos os intervenientes", salienta José Roquette.

"Se tal não se vier a verificar, será com enorme tristeza e frustração que tomarei a decisão de parar definitivamente o projeto, o que implicará a perda de cerca de 200 empregos diretos e 300 indiretos, e o fim do projeto âncora do destino Alqueva", avança o empresário.