Siga-nos

Perfil

Economia

Turismo

Wall Street disputa polvo Paul

O aquário de Oberhausen, na Alemanha, está a ser inundado com propostas de negócio em torno do polvo Paul, que acertou os resultados dos jogos do Mundial de Futebol. Até há pedidos de previsão sobre as cotações do euro.

Conceição Antunes (www.expresso.pt)

O aquário Sea Life, da cidade alemã de Oberhausen, está a ser bombardeado com propostas de negócio visando tirar partido das capacidades divinatórias do polvo Paul, que acertou os resultados dos jogos do Mundial de Futebol, que decorreu na África do Sul.

Segundo adiantou Oliver Walenciak, biólogo do aquário de Oberhausen, ao jornal "O Globo", até de Wall Street veio uma oferta para disputar o "polvo Profeta". Pedidos de previsões de Paul se a cotação do euro vai subir ou descer, ou previsões de caráter político, estão a chegar em catadupa ao aquário alemão. São muitos os que fazem ofertas para comprar o polvo, e já antes de terminar o Mundial de Futebol empresários espanhóis se propunham adquiri o molusco por 30 mil euros.

O aquário de Madrid também já se posicionou na corrida para ficar com o polvo Paul, que em Espanha já se converteu no "ex-libris" da sua vitória no campeonato Mundial de Futebol que decorreu África do Sul.

A municipalidade O Carballiño, na Galiza, também está a reclamar a presença de Paul na sua grande festa do polvo, a 8 de Agosto. recorde-se que o polvo é um dos mais tradicionais pratos gastronómicos da Galiza.

A cidade alemã de Oberhausen está a receber uma avalancha de turistas, que vêm até de Amesterdão, na Holanda, na mira de ver ao vivo o famoso molusco. Na última semana do Mundial de Futebol, 600 equipas de televisão acorreram ao aquário de Oberhausen para cobrir em direto as previsões do polvo.

Paul vai ter sucessor no campeonato de 2012 

Mas face à enchente de propostas de trabalho para Paul, o porta-voz do aquário Sea Life, Tanja Munzig, já declarou que o polvo se irá "reformar", e não fará mais previsões  em futebol, política ou economia.

É que o polvo já está velho: tem dois anos e meio, quando um cefalópode vive normalmente três anos. E Paul também é virgem, o que significa que não deixa descendentes para fazer previsões.

"Paul gostou de ser o centro das atenções, mas agora vail voltar ao seu antigo trabalho, de fazer as crianças sorrirem", referiu o porta-voz do aquário ao jornal "O Globo".

O aquário Sea Life já está a lançar uma linha de "merchandising" associada ao polvo Paul, com uma série de produtos, desde peluches a chávenas com bases formadas por oito braços.

Com a reforma de Paul, o aquário alemão promete começar a treinar um novo polvo para fazer as previsões do próximo campeonato europeu de futebol, que vai decorrer em 2012 na Polónia e na Ucrânia.