Siga-nos

Perfil

Economia

Turismo

Fundo americano compra Vilamoura

  • 333

A Lone Star acabou de adquirir o complexo de Vilamoura com 2000 hectares, onde André Jordan desenvolveu o mega-projeto de imobiliária com golfe.

O fundo norte-americano Lone Star acabou de adquirir aos espanhóis do Catalunya Banc os ativos da Lusotur, responsável pelo empreendimento turístico-imobiliário de Vilamoura que se estende por dois mil hectares e inclui a concessão da marina.

O negócio da compra de Vilamoura foi conduzido a partir de Barcelona, e a decisão final do comprador coube ao banco espanhol BBVA. Recorde-se que o empresário André Jordan vendeu em 2005 o empreendimento aos espanhóis da Prasa, que entretanto faliu e os ativos da Lusotur passaram para o banco da Catalunha - que por sua vez foi comprado pelo BBVA em julho do ano passado.

Não foi revelado o valor da compra do complexo de Vilamoura, mas segundo a Lone Star esta aquisição representa "a maior transação imobiliária em Portugal em 2015". Há dez anos André Jordan vendeu o empreendimento à Prasa por €360 milhões, e na atualidade os ativos da Lusotur figuram no balancete dos bancos como valendo mais de €500 milhões.

Leia mais na edição deste fim de semana.