Siga-nos

Perfil

Economia

Marcas

Futre regressa a Espanha com Licor Beirão (fotogaleria)

Ficou conhecido como 'o licor de Portugal', mas agora aposta na internacionalização. Espanha, Estados Unidos, Alemanha e Angola são os mercados prioritários. (Veja o vídeo no final do texto)

Catarina Nunes (www.expresso.pt)

Casa da Quinta do Meiral, onde é produzido o Licor Beirão
1 / 13

Casa da Quinta do Meiral, onde é produzido o Licor Beirão

José Carranca Redondo, que comprou a fábrica e a marca Licor Beirão, em 1940, acompanhado pelo filho José Redondo, que atualmente assume a liderança do negócio
2 / 13

José Carranca Redondo, que comprou a fábrica e a marca Licor Beirão, em 1940, acompanhado pelo filho José Redondo, que atualmente assume a liderança do negócio

José Carranca Redondo num antigo escritório da empresa. Na parte de baixo da escrivaninha, garrafas de Licor Beirão, em cima estão as de licor de pera, que também é feito na fábrica
3 / 13

José Carranca Redondo num antigo escritório da empresa. Na parte de baixo da escrivaninha, garrafas de Licor Beirão, em cima estão as de licor de pera, que também é feito na fábrica

Com o filho José Redondo, tendo como pano de fundo o anúncio que se tornou o ícone do Licor Beirão
4 / 13

Com o filho José Redondo, tendo como pano de fundo o anúncio que se tornou o ícone do Licor Beirão

O anúncio inspirado no que José Carranca Redondo fazia no terreno: pintar o nome Licor Beirão nas paredes e muros
5 / 13

O anúncio inspirado no que José Carranca Redondo fazia no terreno: pintar o nome Licor Beirão nas paredes e muros

O anúncio que criou polémica, por fazer referência a Oliveira Salazar, chegou a dar o mote a um espetáculo de revista no Parque Mayer
6 / 13

O anúncio que criou polémica, por fazer referência a Oliveira Salazar, chegou a dar o mote a um espetáculo de revista no Parque Mayer

O fado de Coimbra foi inspiração da marca
7 / 13

O fado de Coimbra foi inspiração da marca

Quando o Licor Beirão era promovido como um digestivo
8 / 13

Quando o Licor Beirão era promovido como um digestivo

José Carranca Redondo (sentado) com o filho José Redondo e um dos netos, Daniel Redondo, que é o diretor de marketing da marca
9 / 13

José Carranca Redondo (sentado) com o filho José Redondo e um dos netos, Daniel Redondo, que é o diretor de marketing da marca

Angola é um dos mercados internacionais prioritários, onde a marca lançou uma campanha com protagonistas locais
10 / 13

Angola é um dos mercados internacionais prioritários, onde a marca lançou uma campanha com protagonistas locais

Um balão de ar quente em forma de garrafa de Licor Beirão promove a marca junto à baía de Luanda e percorreu outras províncias do país
11 / 13

Um balão de ar quente em forma de garrafa de Licor Beirão promove a marca junto à baía de Luanda e percorreu outras províncias do país

Paulo Futre foi a personalidade escolhida para lançar uma campanha publicitária em pleno período eleitoral
12 / 13

Paulo Futre foi a personalidade escolhida para lançar uma campanha publicitária em pleno período eleitoral

O ex-futebolista foi promovido como o candidato do Licor Beirão e apresentou as chamadas ‘soluções à portuguesa’
13 / 13

O ex-futebolista foi promovido como o candidato do Licor Beirão e apresentou as chamadas ‘soluções à portuguesa’

José Carranca Redondo nunca imaginou que o destino o tornaria no produtor de um licor feito à base de 13 plantas e especiarias, inventado no final do século 19, que em 1929 viria a ser denominado Licor Beirão, em referência à região de origem: a Beira. Para não ficar sem emprego, investiu as suas economias na compra da fábrica na Lousã, em 1940, que estava em risco de encerrar na sequência da morte do então proprietário. O impulsionador do Licor Beirão muito menos imaginaria que os anúncios inovadores que criou, em cartazes de grande formato nas estradas nacionais, fossem a antecâmara das irreverentes campanhas com José Diogo Quintela, dos Gato Fedorento, ou mais recentemente Paulo Futre.

"Estamos a estudar uma campanha em Espanha. Ainda não é um mercado importante, mas há potencial de crescimento. No segundo semestre vamos lançar a marca em restaurantes", avança Daniel Redondo, diretor de marketing do Licor Beirão e neto do impulsionador da marca, justificando a utilização de Futre em Espanha com o facto do ex-jogador ser muito querido no país por ter enfrentado o ex-presidente do Atlético de Madrid, Gil Y Gil. "Quem melhor do que o El Português para fazer o lançamento do licor de Portugal?", alega Daniel Redondo.

 Leia mais na edição impressa do Expresso Economia de sábado, 6 de agosto, ou clicando aqui, onde a edição da banca está disponível para assinantes a partir das 00h01 de sábado. 

Veja o making-of da campanha