Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Marcas

Beijos entre líderes marcam regresso da Benetton à polémica (fotogaleria)

  • 333

Sarkozy beija Merkel, Obama prefere o líder chinês Hu Jintao e Hugo Chávez. A nova campanha da Benetton põe em imagens a ambição de ver o ódio dar lugar ao amor.

Catarina Nunes (www.expresso.pt)

A Benetton regressou às campanhas polémicas, com o lançamento, em Paris, de um conjunto de anúncios que mostram líderes políticos e religiosos antagónicos a beijarem-se. A campanha foi feita com recurso a fotomontagens e sem o conhecimento dos protagonistas.

Com a campanha Unhate ('desodiar' em português), a marca italiana de roupa pretende opor-se à cultura do ódio e incentivar a proximidade entre os povos, crenças, culturas e a compreensão pacífica das razões dos outros. Esta é a primeira iniciativa da recém-criada Fundação Unhate, concebida e fundada pelo Grupo Benetton. Para Alessandro Benetton, vice-presidente executivo do Grupo Benetton, esta campanha é uma forma de dar visibilidade mundial à tolerância, convidando "os cidadãos de todos os países, num momento histórico de grandes turbulências e não menores esperanças, a refletir sobre como o ódio nasce, sobretudo, do 'medo do outro' e do que não se conhece".

A campanha, apoiada essencialmente nas redes sociais, inclui também a afixação dos anúncios em lugares simbólicos de processos de paz, como Tel Aviv, Nova Iorque, Roma, Milão e Paris. A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicholas Sarkozy, o presidente americano Barack Obama e o líder chinês Hu Jintao, o Papa Bento XVI e Ahmed Mohamed el-Tayeb (imã da mesquita de AL-Azhar no Cairo), o presidente da Autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas e o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu foram os pares escolhidos na campanha. O filme 'Unhate', do realizador francês Laurent Chanez, faz também parte da campanha e está disponível na Internet unhatefoudation.org. Neste site estão também as imagens da campanha e uma lista de coisas e pessoas 'não odiadas', que é atualizada em permanência pelos visitantes.

.
1 / 6

.

.
2 / 6

.

.
3 / 6

.

.
4 / 6

.

.
5 / 6

.

.
6 / 6

.