Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Luxo

As ruas mais caras do mundo (gráfico animado)

  • 333

Carlos Paes (infografia), Vítor Andrade (texto)

A 5ª Avenida, em Nova Iorque é a mais cara do mundo. O Chiado, em Lisboa, é a zona mais cara de Portugal.

Em média, por cada metro quadrado de loja na zona do Chiado, em Lisboa, um comerciante terá que pagar 960 euros de renda/ano.

A nível mundial, esta zona nobre de Lisboa foi classificada pelos analistas da consultora imobiliária Cushman & wakefield como 42ª mais cara.

Na 5ª Avenida, em Nova Iorque, pagam-se 16.257 euros por m2/ano. A mais cara a nível europeu é a New Bond Street, em Londres (7.345 euros por m2/ano).

Segundo a mais recente edição do estudo "Main Streets across the World (MSATW)", publicado anualmente pela Cushman & Wakefield (C&W), a maioria das mais importantes localizações de retalho a nível mundial registou estabilidade nos seus valores de rendas nos últimos doze meses.

Cerca de dois terços (66%) dos 59 países monitorizados registaram uma subida ou manutenção de valores de rendas até Junho deste ano, o que contraria a tendência registada em 2009, ano em que se registou a maior descida global dos valores de rendas de retalho nos 25 anos de história do MSATW.

O "Main Streets Across the World" monitoriza as rendas de várias localizações de comércio em 59 países.

O ranking apresentado é baseado no valor de renda anual mais elevado em cada país analisado, não incluindo custos de condomínio, impostos locais e outras despesas de ocupação. Lisboa desceu duas posições relativamente a 2009, sendo actualmente a 42ª localização de comércio mais cara do mundo.

Segundo os analistas da Cushman & Wakefield o comércio de rua no centro da cidade de Lisboa tem vindo a dar sinais de uma maior interesse por parte dos retalhistas, especialmente no Chiado onde o crescimento do sector é hoje evidente.

Em 2010 chegaram várias insígnias a esta zona da cidade como é o caso da loja de gelados Santini que inaugurou na Rua do Carmo, a expansão da loja da Nespresso também na mesma rua, a M Store, a primeira Apple Premium Reseller em Portugal e a Miss Sixty que abriu a sua loja bandeira na Rua Nova do Almada.