Siga-nos

Perfil

Economia

Dívida

Juros da dívida portuguesa a 2 anos já são inferiores aos de Espanha e Itália

  • 333

Os juros das Obrigações do Tesouro a 2 anos fecharam esta segunda-feira no mercado secundário em mínimo histórico de 0,007% abaixo dos juros registados para as obrigações espanholas e italianas.  

As yields das Obrigações do Tesouro (OT) português a 2 anos fecharam esta segunda-feira no mercado secundário em 0,007%, um novo mínimo histórico, depois de 0,015% registado a 7 de abril, segundo dados da Investing.com para as 20h. A amplitude da variação diária continua a ser significativa como em sessões anteriores, entre um mínimo de 0,007% e um máximo de 0,327%.

Com este mínimo de fecho, as yields das OT a 2 anos já estão mais baixas do que as registadas para as obrigações espanholas (OE) e italianas (BTP) na mesma maturidade. As OE fecharam esta segunda-feira em 0,101% e as BTP em 0,155% naquele prazo. No caso das OE, o mínimo da sessão registou 0,071%, próximo do mínimo português.

É o único prazo em que as yields das OT são inferiores às registadas para as obrigações espanholas e italianas. Nos outros prazos, entre 3 e 20 anos são muito superiores.

É, no entanto, necessário ter em conta que as yields mais baixas no caso das OT a 2 anos podem derivar dos benchmarks usados no mercado secundário para as linhas obrigacionistas a 2 anos nos três países não serem exatamente idênticos em termos de maturidade: no caso português, a OT termina em outubro de 2016, enquanto para a OE termina mais tarde, em janeiro de 2017, e para a BTP ainda mais tarde, em maio de 2017.

Nos periféricos da zona euro, as yields mais baixas no prazo a 2 anos registam-se para as obrigações irlandesas que fecharam esta segunda-feira no negativo, em -0,057%. A dívida obrigacionista irlandesa já entrou para o "clube" das economias do euro com yields negativas, no caso nos prazos a 12 meses, 2 e 3 anos. Yields negativas em dívida obrigacionista verificam-se em sete economias do euro: Alemanha (entre 12 meses e 7 anos); Bélgica (entre 12 meses e 5 anos); Finlândia (entre 2 e 6 anos); França (entre 12 meses e 4 anos); Holanda (entre 2 e 5 anos) e Irlanda (entre 12 meses e 3 anos).