Siga-nos

Perfil

Economia

Dívida

BCE comprou na semana passada €9751 milhões de dívida pública

  • 333

A manter-se o ritmo da semana passada, o volume mensal do programa de obrigações do setor público será de 47 mil milhões de euros, prevê o banco central dirigido por Mario Draghi

ARNEÂ DEDERT/EPA

A manter-se o ritmo da semana passada, o volume mensal do programa de obrigações do setor público será de 47 mil milhões de euros, prevê o BCE.

O Banco Central Europeu (BCE) informou hoje que na semana passada comprou dívida pública no valor de 9.751 milhões de euros.

Este número já tinha sido avançado na passada quinta-feira por um dos membros do conselho executivo da entidade, Benoit Coeuré, pelo que não deverá incluir a compra de ativos feita no final da semana.

O BCE vai publicar semanalmente a quantidade de dívida que adquiriu, depois de ter iniciado na passada segunda-feira o seu programa de compra de dívida pública, através dos bancos centrais nacionais da zona euro.

Até agora o BCE tem comprado dívida privada (dívida titularizada e obrigações hipotecárias) no valor mensal de 13 mil milhões de euros.

A manter-se o ritmo da semana passada, o volume mensal do programa de obrigações do setor público será de 47 mil milhões de euros, prevê o BCE.

Em finais de janeiro, o presidente do BCE, Mario Draghi, anunciou o lançamento de um programa alargado de compra de dívida pública e privada ao ritmo mensal de 60 mil milhões de euros, destinado a impulsionar a economia da zona euro e a combater a inflação baixa.