Siga-nos

Perfil

Economia

Dívida

Atenas solicita envolvimento do FMI

  • 333

O ministro das Finanças grego enviou para Washington o pedido de negociação de novo empréstimo junto do Fundo Monetário Internacional

Jorge Nascimento Rodrigues

Com data de 23 de julho foi divulgada esta sexta-feira a carta do ministro das Finanças helénico Euclid Tsakalotos à diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) solicitando o início de negociações para um novo empréstimo complementar ao financiamento já pré-acordado junto do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).

Os analistas têm referido que este novo empréstimo junto do FMI poderá envolver 16 mil milhões de euros, o montante que ficou por desembolsar do anterior empréstimo que formalmente terminava em março de 2016.

A última análise de sustentabilidade da dívida grega, atualizada este mês pelo FMI, apontava para mais de 80 mil milhões de euros em necessidades de financiamento do Tesouro grego até final de 2018. A maior fatia de financiamento deverá vir do MEE. O FMI tem colocado a necessidade de um compromisso por parte dos credores oficiais europeus sobre um alívio da dívida grega para o seu envolvimento num terceiro resgate.