Siga-nos

Perfil

Economia

Ações

Saiba quais são os bancos mais seguros do mundo

A revista Global Finance divulgou a sua lista anual dos bancos mais seguros do mundo. Entre eles estão alguns dos maiores bancos cotados e, quem sabe, talvez o seu. Conheça-os.

Nuno Alexandre Silva (www.expresso.pt)

São três as letras que formam a sigla do banco mais seguro do mundo para a revista norte-americana Global Finance. O KfW, um banco de desenvolvimento germânico que lidera o ranking que tem por base os ativos e o rating das instituições financeiras junto das agências Moody's, Standard & Poor's e Fitch, surge à frente de outros nomes públicos: o francês Caisse des Dépôts et Consignations e do holandês detido pelo Estado holandês e municípios, o Bank Nederlandse Gemeenten.

Se os três primeiros nomes entre os 50 bancos mais seguros de um universo de 500 maiores a nível mundial não estão cotados na bolsa, muitos outros nomes da lista fazem parte dos mercados financeiros. Entre os mais conhecidos europeus Santander e BNP Paribas até aos do continente americano Royal Bank of Canada, Toronto-Dominion Bank e BNY Mellon, cotados nas bolsas do Canadá e em Nova Iorque, estão nomes na bolsa menos conhecidos como o alemão Landesbank Baden Wuttemberg e o holandês Nederlandse Waterschapsbank. Na lista de 50 bancos mais seguros, 28 são da Europa numa altura em que muitas preocupações se têm levantado quanto à saúde das finanças públicas da Europa. 

Joseph D. Giarraputo, publisher da Global Finance indica que "estes bancos têm sólidas posições de capital e uma capacidade superior de gestão de risco". Saiba quais são os bancos mais seguros do mundo que estão na bolsa.

Veja aqui os 50 bancos mais seguros do mundo Veja aqui os bancos mais seguros da Europa Ocidental Veja aqui os bancos mais seguros nos EUA