Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Carros

BMW: silêncio elétrico no série 5 híbrido

  • 333

O ActiveHybrid 5 usa a motorização mista gasolina-elétrico lançada pela BMW no série 7. Arranca e circula em modo elétrico a baixa velocidade e, até 160 km/hora, desliga o motor a combustão para economizar. No entanto, dá 250 km/hora

Texto de J. F. Palma Ferreira e vídeo de Fernando Pereira

A BMW provou que consegue produzir automóveis híbridos eficientes, com alto desempenho, recorrendo a soluções que reduzem os consumos e as emissões poluentes. A berlina ActiveHybrid 5 que agora foi lançada no mercado concretiza um projeto que a BMW apresentou há já dois anos, no Salão Automóvel de Genebra de 2010. O seu "senão" é mesmo o preço, apesar do benefício fiscal que lhe é atribuído (reduz o seu valor de venda em menos 4863 euros).

O Active Hybrid 5 combina o motor TwinPower Turbo a gasolina, de seis cilindros e 3,0 litros de cilindrada com um motor elétrico, disponibilizando uma potência total de 340 cavalos.

Uma das virtudes desta solução híbrida pode ser notada em circulação urbana, onde, até aos 60 km/hora, o ActiveHybrid 5 pode circular exclusivamente em modo elétrico - eventualmente durante um percurso de quatro quilómetros a uma velocidade média de 35 km/hora.

Para quem tem preocupações ambientais, a condução deste BMW pode ser levada ao extremo, reduzindo consideravelmente o consumo, incluindo os troços de viagens com circulação no limite da velocidade legal, em que o simples alívio do acelerador permite que este modelo desligue momentaneamente o funcionamento do motor a combustão, o que anula o consumo instantâneo e as emissões de CO2.

No extremo oposto, este série 5 permite conjugar o funcionamento do seu motor de seis cilindros com o motor elétrico, fornecendo ao condutor uma potência máxima conjugada de 340 cavalos.

Neste caso, a aceleração é forte - faz 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos - mas os consumos serão penalizados, ultrapassando facilmente os 11 litros aos 100km.