Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

É possível investir em ações para apoiar causas sociais

  • 333

A corretora Swell foi criada para associar o mundo financeiro a causas sociais. Investir no combate à pobreza ou na luta contra o cancro são algumas das opções.

Constança Lameiras

Trata-se de uma corretora online que apresenta acções ligadas a causas sociais. O combate à pobreza, a luta contra o cancro, a melhoria da educação e a defesa dos direitos humanos, são as causas que a Swell apresenta e que podem ser apoiadas pelos investidores.

A Swell exige um investimento mínimo de 250 dólares (cerca de 233 euros), e tal como nas corretoras tradicionais o objectivo é que os clientes tenham retorno dos investimentos realizados.

Esta corretora surge de uma parceria entre a seguradora Pacific Life e a corretora online Motif Investing , e permite associar os mercados a causas sociais, reunindo títulos de importantes empresas que apostam nas mesmas causas do que o investidor.

Como é que funciona? Quando o cliente investe, a Pacific Life recebe uma taza de um dólar da Motif Investing. Desse valor, 20 cêntimos revertem para a causa social escolhida. Assim sendo, de acordo com o que está explicado no site da empresa, o investimento do cliente não é feito directamente na causa. O dinheiro aplicado vem das receitas da Pacific Life.

De acordo com a Fast Company, os conjuntos de acções são compostos por títulos de empresas que apoiam causas sociais através de fundações. Empresas como a General Electric, a Intel Corporation e a General Motors, que apostam no apoio à educação na sua política de responsabilidade social, integram a causa de "Melhorar a Educação".

Para Hardeep Walia, presidente da Motif Investing, esta é a melhor oferta para apoiar causas sociais e explica que "é uma forma de conseguirmos retornos do mercado. Os investidores investem na sua reforma, na educação e em si próprios e, enquanto fazem isso, a Pacific Life está a fazer algo memorável. Não conheço outro fundo que invista 20% das suas receitas em causas sociais".

Para investir nestas causas sociais basta aceder ao site da Swell, criar uma conta, escolher uma causa e fazer o investimento. Depois tem apenas de esperar pelos retornos do dinheiro investido. Cada modelo Swell deve ter um comportamento semelhante ao do índice S&P 500, podendo o investidor esperar 100% do retorno, uma vez que não são cobradas taxas de administração.