Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Diplomata português acusa Alemanha de "escassa solidariedade"

A Alemanha está "a demonstrar uma escassa solidariedade" na atual crise financeira acusou hoje o embaixador de Portugal em Paris, Francisco Seixas da Costa.

A Alemanha está "a demonstrar uma escassa solidariedade" na atual crise financeira, acusou hoje o embaixador de Portugal em Paris, Francisco Seixas da Costa.

"Como sempre acontece em momentos de crise, a ação especulativa tende a estender-se pelas economias mais débeis do sistema. A 'proteção' que a pertença ao euro teoricamente representava para os países da 'eurolândia' acaba por ser esbatida pela circunstância da economia mais forte do espaço da moeda única estar a demonstrar uma escassa solidariedade com os parceiros mais frágeis", afirma o diplomata num comunicado hoje divulgado.

"A Alemanha, que - convém que se diga - é a grande beneficiária da abertura do grande mercado europeu, parece demonstrar que não está disposta ao gesto, político e económico, de prestar garantias claras e inequívocas a esses parceiros", acusa Francisco Seixas da Costa.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.