Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Carreira

Conheça as melhores universidades do Mundo

  • 333

Segundo o ranking elaborado pela Times Higher Education, os EUA têm as melhores universidades. Portugal não está representado nas 200 melhores. Clique para visitar o canal Dinheiro

Ana Pimentel (www.expresso.pt)

Segundo a Times Higher Education, a Universidade de Harvard é a melhor universidade do mundo. A revista londrina que monitoriza o mercado do Ensino Superior lançou o World University Ranking para 2010 - 2011 e concluiu que as melhores escolas são, sobretudo, norte-americanas. No Top 200, 72 instituições "dão aulas" nos Estados Unidos da América (EUA), incluindo as que pertencem ao Top 5. O segundo país com mais universidades presentes na listagem é o Reino Unido. Portugal não tem nenhum representante entre as 200 melhores.

De acordo com o editor do ranking, Phil Baty, citado pela Forbes, os EUA têm as melhores universidades por causa do seu poder económico. Baty afirmou que o governo norte-americano gasta 3,1% do seu produto interno bruto no Ensino Superior, um valor superior ao que é praticado nos outros países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Este ano, a metodologia utilizada no ranking foi renovada. O objetivo era medir as 3 principais missões de qualquer universidade: ensino, investigação e transferência de conhecimentos. "As instituições de investigação são a chave para a economia do conhecimento", diz Baty. Aliás, cerca de 6 das 8 escolas da Ivy League (grupo de 8 instituições de maior prestígio científico nos EUA) estão no Top 20 do ranking da Times Higher Education.

374 anos de história

A Universidade de Harvard surgiu em 1636 em Cambridge, Massachusetts, e já formou 7 presidentes norte americanos incluindo Barack Obama. Em segundo lugar, encontra-se o Instituto de Tecnologia da Califórnia, que já conta com 31 prémios Nobel entre os seus alunos e professores.

O Reino Unido conta apenas com 29 escolas no Top 200, quando antes colocava 8 no Top 50 e três no Top 5. Este ano, constam apenas 5 e 0, respetivamente. "Nas edições anteriores, algumas universidades inglesas ficaram numa classificação superior devido ao seu património e reputação e não propriamente devido à sua excelência académica." As melhores escolas do país de Sua Majestade são a Universidade de Cambridge e a Universidade de Oxford. A Alemanha tem 14 escolas no Top 200, a Holanda tem 10 e o Canada tem 9, sendo que a Universidade de Toronto se encontra na 17ª posição. Encontram-se 6 universidades chinesas 4 sul coreanas no Top 200.

  1. Harvard University (EUA)

  2. California Institute of Technology (EUA)

  3. Massachusetts Institute of Technology

  4. Stanford University (EUA)

  5. Princeton University (EUA)

  6. University of Cambridge (Inglaterra)

  7. University of Oxford (Inglaterra)

  8. University of California Berkeley (EUA)

  9. Imperial College London (Inglaterra)

  10. Yale University (EUA)

  1. University of Cambridge (Inglaterra)

  2. University of Oxford (Inglaterra)

  3. Imperial College London (Inglaterra)

  4. Swiss Federal Institute of Technology Zurich (Suíça)

  5. University College London (Inglaterra)

  6. École Polytechnique (França)

  7. University of Edinburgh (Inglaterra)

  8. École Normale Supérieure Paris (França)

  9. University of Gottingen (Alemanha)

  10. Karolinska Institute (Suécia)

.