Siga-nos

Perfil

Economia

Produtos financeiros

Depósitos com rendimento variável

Se aprecia a segurança dos depósitos a prazo, mas inveja as rendibilidades dos mercados accionistas no longo prazo, os depósitos indexados podem ser os produtos ideais para si. Conheça a oferta da banca.

Luis Caleira Marques

Quem aplicou as suas poupanças há um ano no melhor depósito a prazo da altura (o Banifast), teria hoje mais 2,12% em juros, enquanto alguém que tivesse investido o seu dinheiro num dos fundos de acções nacionais teria ganho, pelo menos, 13% nos últimos 12 meses. Para os que gostam da garantia de capital, mas cobiçam os ganhos da bolsa, existem depósitos duais.

O Dinheiro esmiuçou os produtos em comercialização e explica quais os factores que têm influência no seu desempenho. Como regras base, tome nota: estes depósitos não são mobilizáveis antecipadamente e as rendibilidades mínimas garantidas enunciadas neste artigo estão expressas na taxa anual nominal bruta, ou seja, ainda serão reduzidas por via de impostos.

Banco: Caixa Geral de Depósitos

Nome: TaxaMix Maio 2013_PFC

Prazo: 3 anos

Rendibilidade mínima garantida: 0,9162%

Período de subscrição: de 26 de Abril a 21 de Maio de 2010



Neste depósito a rendibilidade variável está dependente da evolução das taxas Euribor. No segundo ano do depósito o cliente recebe 2% se a Euribor a 6 meses não ultrapassar os 2% e no terceiro ano recebe 2,5% se a Euribor não ultrapassar os 2,30%. Caso a Euribor ultrapasse esses valores, o depósito rende 0,50% no segundo ano e 0,75% no terceiro. Caso a Euribor esteja parte do ano num valor inferior ao valor estabelecido e outra parte superior, o cliente recebe um valor entre a rendibilidade mínima e a máxima, proporcional à percentagem do ano que a Euribor esteja acima ou abaixo/igual do valor estabelecido. É um depósito a apostar caso acredite que o Banco Central Europeu não irá subir tão cedo a sua taxa de juro de referência.

Exemplo prático: se no 2º ano a Euribor a 6 meses estiver metade do ano a 2% e outra metade a 2,25%, o depósito irá render (0,5x2%) + (0,5x0,5%), uma taxa anual de juro de 1,25%.



Banco: Banco Santander Totta

Nome: SFI Madeira - Europa 5 - 2a Série

Prazo: 3 anos

Rendibilidade mínima garantida: 0,82%

Período de subscrição: de 19 de Abril de 2010 a 24 de Maio de 2010

A rendibilidade deste depósito está associada à rendibilidade de cinco acções: Banco Popular Español, Électricité de France (EDF), Eni, ASML Holding e Abertis Infraestructuras. Caso as cinco acções tenham visto a sua cotação subir em 6% desde a data de constituição do depósito, o cliente ganha 6% no segundo ano e outros 6% no terceiro ano do depósito. O cálculo da rendibilidade é efectuada no final do segundo e terceiros anos de vida do depósito. Caso alguma das acções tenha subido menos de 6%, o cliente não recebe qualquer juro no segundo e no terceiro ano. Neste caso, a rendibilidade mínima é garantida pelos 2,50% que o banco paga no primeiro ano. É um depósito a apostar caso esteja confiante na valorização dos mercados dos países desenvolvidos nos próximos três anos.



Banco: Banco Santander Totta

Nome: SFI Madeira - Valorizacao 5 USD - 2a Série ou Valorizacao 5 USD - 2a Série

Prazo: 3 anos

Rendibilidade mínima garantida: 0,49%

Período de subscrição: 19 de Abril de 2010 a 28 de Maio de 2010

Este depósito está denominado em dólares norte-americanos e avisa o cliente que "o capital inicialmente investido em dólares norte-americanos (USD) está integralmente garantido no vencimento também em dólares norte-americanos (USD)." Deste modo, para além do ganho associado à rendibilidade variável de um cabaz de acções, também poderá ocorrer um ganho suplementar caso o dólar se valorize em relação ao euro. A remuneração variável deste cabaz está associada a cinco acções norte-americanas: Apple, Abbott, JP Morgan Chase, Procter & Gamble e Exxon Móbil. Caso as cinco acções tenham uma cotação igual ou superior na data de determinação, em relação à data de constituição, o depósito rende um juro de 3,94% ao ano, pagos no final do terceiro ano do depósito. Caso apenas quatro acções tenham essa variação positiva ou nula, o cliente irá receber 1,97% de juros. Nos outros casos recebe a rendibilidade mínima garantida. Estes dois depósitos são iguais nas rendibilidades, divergindo apenas no regime fiscal aplicado, dado os depósitos efectuados na Sucursal Financeira Internacional na Madeira estarem ao abrigo da offshore da Madeira.