Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Contas

Os bancos com os melhores depósitos a prazo

  • 333

Se um cliente quiser fazer um depósito tradicional num dos 12 maiores bancos em Portugal vai perceber que o banco com a melhor oferta de juros é o mesmo que tem o spread mínimo no crédito à habitação mais alto do mercado. Clique para visitar o canal Dinheiro

Nuno Alexandre Silva

No final de 2009, o valor total de depósitos a prazo constituídos em Portugal por particulares ultrapassava os 116 mil milhões de euros, qualquer coisa como 10,9 mil euros de aforro por cada português se se dividisse o total aplicado em depósitos a prazo no país pelo número de habitantes, actualmente nos 10,6 milhões.

Muito do dinheiro aplicado está no grupo de 12 maiores bancos a operar em Portugal , segundo os recursos captados. Os últimos dados da Associação Portuguesa de Bancos (APB) para os primeiros seis meses de 2009 mostram que a Caixa Geral de Depósitos lidera nos recursos captados, com mais de 62 mil milhões de euros, à frente do Millennium BCP e do Banco Espírito Santo.

Ainda que estes mantenham a liderança da captação dos recursos, outros bancos têm taxas de juro nos depósitos mais generosas, conforme se confirma pela observação dos preçários das instituições. O curioso é perceber que, o banco que oferece a maior taxa de juro nos depósitos a prazo tradicionais, a 1 ano e ao balcão, é o mesmo que apresenta spreads mínimos menos interessantes no crédito à habitação. Se o Finibanco aponta para um spread mínimo de 2,2%, o valor mais elevado entre os 12 maiores bancos em recursos captados, a mesma instituição apresenta juros de 1,50% para um depósito tradicional a taxa fixa para 1 ano no balcão. No campo oposto está o BBVA. O banco espanhol ,que indica que pode conceder empréstimos à habitação com um spread a partir de 0,35%, não vai além de 0,25% de juros para um depósito standard.

Estas são as conclusões que um cliente bancário poderá tirar, partindo de um depósito tradicional de 5000 euros nos 12 maiores bancos a operar em Portugal, mas nos mesmos bancos, há maiores retornos para o dinheiro. Tomados os depósitos a prazo pelo canal de internet até 1 ano, o Barclays, o Banif e o Banco Popular lideram nas ofertas de juros, enquanto a 6 meses, a oferta do Santander Totta e do Finibanco estão muito acima dos juros do mercado.