Siga-nos

Perfil

Economia

Dinheiro

Vale a pena pagar mensalidade?

A mensalidade nos tarifários pré-pagos da Vodafone e da TMN passou a ser facultativa. Saiba se compensa deixar de a pagar.

Luis Caleira Marques

Longe vai o tempo que que se pagava para enviar mensagens e para efectuar chamadas. Com a chegada do Moche (TMN), Extreme/Extravaganza (Vodafone/Yorn) e Tag (Optimus) as comunicações passaram a ser gratuitas desde que fossem entre números aderentes ao mesmo tarifário. No entanto, com a excepção do Tag, era cobrada aos utilizadores uma mensalidade do tarifário de 9,90 ou de 5 euros em condições especiais. Actualmente a TMN e a Vodafone colocam à disposição um tarifário sem mensalidade, mas que obriga o cliente a fefectuar carregamentos periódicos. O Dinheiro foi fazer as contas para saber se compensa mudar.

1º caso: um cartão que utiliza para comunicar para todas as redes

Sendo possuidor de apenas um cartão, da Vodafone ou da TMN, que utiliza para comunicar para todas as redes, compensa pagar mensalidade caso ligue mais de 62 minutos e envie mais de 62 mensagens por mês para outras redes. A principal diferença entre o tarifário com e sem mensalidade é o valor das comunicações para outras redes, que nas chamadas passa de 0,205 euros para 0,349 euros e nas mensagens sobe de 0,062 euros para 0,099 euros. Efectuando 62 minutos de conversação e enviado 62 mensagens vai gastar 10,04 euros a mais no tarifário com carregamentos obrigatórios do que no tarifário com mensalidade, valor este que é superior ao valor cobrado mensalmente. Como a maior parte dos utilizadores destes tarifários enviam muito mais mensagens que as 62 indicadas, a opção mais vantajosa será continuar a pagar a mensalidade.

Caso só tenha um cartão e só comunique com pessoas da mesma rede, não hesite em mudar para o tarifário sem mensalidade. Além de poupar o valor das mensalidades, as chamadas para a própria rede são mais baratas nos tarifários em que só tem que carregar o cartão.

2º caso: dois ou mais cartões de várias redes

De acordo com a Anacom, o número de cartões sim activos é bastante superior à população portuguesa pelo que é bastante fácil encontrar alguém que tenha cartões de mais que uma operadora. Neste caso, depende da combinação de tarifários que tiver. Caso possua dois tarifários com chamadas gratuitas, por exemplo o Moche e o Extreme, e esteja a pagar mensalidades nos dois, deverá alterar um deles para tarifário sem mensalidade e utilizar o outro para comunicações para a outra rede, que neste exemplo é a Optimus. Caso possua apenas um dos tarifários com chamadas gratuitas e nesse tarifário esteja a pagar mensalidade, os cálculos são iguais aos do 1º caso, estando a decisão depende da utilização que se faça para uma terceira rede.

O tarifário da Optimus, o Tag, foi o primeiro e durante muito tempo o único que não cobrava a mensalidade. Continuará este tarifário atractivo? A resposta é sim. Embora já não tenha a grande vantagem que detinha anteriormente, o facto de não cobrar mensalidade, os valores das chamadas para outras redes são iguais aos que a TMN e a Vodafone cobra nos tarifários com mensalidade, mais baratos que nos tarifários sem mensalidade. A utilização de 62 minutos e 62 mensagens para outras redes com o Tag fica mais barata 10 euros em comparação com os outros tarifários sem mensalidade.

Escolha o melhor tarifário para si

Fonte Valores constantes dos sites oficiais das empresas, retirados em 19 de Abril de 2010.