Siga-nos

Perfil

Economia

Dinheiro

Deco cria linha de apoio à poupança

O tempo de reflexão terminou, há que passar à acção. É esta a aideia da Deco ao substituir a linha SOS Crise pela linha SOS Poupar. Conheça algumas dicas da associação para ter um orçamento mais folgado.

Ana Pimentel

Um ano depois de ter lançado a linha SOS Crise, a Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (Deco), inaugura uma nova forma de ajudar os portugueses. Após as 63 mil visitas que o primeiro grito de socorro causou, chegou a hora de introduzir mudanças. Primeiro, no nome: a linha surge "de cara lavada" sob o título SOS Poupar e tem novas dicas sobre reforma  e energia.

"Abandonámos o nome SOS Crise, que tem uma conotação negativa, para SOS Poupar, porque queremos criar uma nova abordagem, transmitindo aos consumidores que terminou o tempo de reflectir e há que passar à acção", afirmou à Lusa Rita Pinho Rodrigues, da associação de consumidores.

De acordo com a responsável, a ideia do relançamento da linha é a de "pôr o consumidor a reflectir sobre os seus actos de consumo". Reflexão essa que foi, em parte, trazida pela crise económica que o país atravessa. Outros dos objectivos é a procura de dicas e conselhos para poupar, bem como para potenciar os seus rendimentos.

Em altura de crise, gerir o orçamento familiar pode tornar-se um desafio doloroso sobretudo com o aumento do desemprego e do crédito mal parado. A Deco pretende ajudar a "esticar o dinheiro" até ao final do mês, com dicas que vão permitir a poupança de "milhares de euros por ano" e o investimento nos produtos certos. Por isso, a associação traçou um plano de ataque ao desperdício e conta com a colaboração da família Ferreira. Nuno e Helena vão registar a diferença de consumo em números, num processo que pode ser acompanhado no sítio da Deco e, "com isso, ajudar outras famílias". Os seus gastos vão ser reduzidos com "medidas simples na área da electricidade e da água".

Conteúdos novos

Desde o passado dia 14 de Abril que é possível aceder às 12 ideias que a Deco lança aos consumidores (para poupanças imediatas), às dicas para começar a poupar para a reforma, às sugestões para poupança na conta da água e da luz, entre outras.

Mas se era fã da linha antiga, não se preocupe. Apesar da introdução de novidades, há aspectos que se mantêm. Os simuladores lançados com a iniciativa SOS Crise, para cálculos de poupança em crédito à habitação, em desemprego (valor da indemnização a receber em caso de despedimento) e telemóveis (tarifários e operadores mais económicos consoante o seu tipo de utilização) vão continuar disponíveis.

Além das 63 mil visitas, a associação dos consumidores recebeu quase 4 mil chamadas de portugueses que pretendiam informações sobre como renegociar o empréstimo da casa, gerir o seu orçamento familiar, entre outros pedidos.

A SOS Crise tinha sido lançada em Março de 2009 e o seu objectivo era ajudar os consumidores a prevenirem situações de sobreendividamento e de insustentabilidade. Agora, surge uma nova forma de auxílio, derivada das dúvidas e preocupações partilhadas com a Deco, antes. "Sentimos agora que o consumidor quer saber mais onde pode gastar e poupar, sem diminuir o seu conforto. É a isso que queremos responder", explicou Rita Pinho Rodrigues.

12 ideias para poupar já

Eis uma dúzia de items sobre os quais a Deco tem ferramentas para o ajudar a poupar no imediato. Está à espera de quê?

Gerir o orçamento familiar Utilize o simulador "Dívidas em excesso: qual o meu grau de risco?" para saber se o seu orçamento suporta mais encargos.

Cortar nos gastos da luz Dê uso ao simulador "Quanto custa aquecer a minha casa" para encontrar a solução de aquecimento mais eficaz.

Adeus ao stand-by O stand-by é responsável por 11% dos gastos de electricidade. Saiba como combater este desperdício.

Optar por lâmpadas eficientes A Deco testou 19 modelos de lâmpadas económicas e concluiu que a escolha acertada permite poupar até 9 euros por ano.

Isolar portas e janelas A harmonia entre casa e clima pode permitir uma poupança de 250 euros por ano. Saiba como com a infografia "Poupar energia em casa".

Reduzir o consumo de água Tenha "Ideias para poupar até à última gota".

Tarifário de telemóvel certo Saiba qual o tarifário aconselhável ao seu tipo de utilização móvel e não desperdice mais dinheiro em telecomunicações.

Essencial no supermercado Conheça os truques que as cadeias utilizam para levá-lo a gastar mais e saiba como lhes escapar.

Comparar para poupar É uma ferramenta que permite encontrar produtos à medida das suas necessidades e saber qual a loja com os preços mais baixos.

Negociar comissões no banco Conheça as dicas da Deco para baixar a prestação da casa

Cuidado com cartão de crédito Saiba como consumir sem cair na espiral do endividamento.

Deduzir despesas no IRS Conheça as respostas da Deco às dúvidas de mais de 550 consumidores. Uma delas pode ser a sua.