Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Desportivos de sonho exibidos em Genebra

  • 333

O modelo que a Ford vai lançar em 2016 para comemorar os 50 anos do GT40

O 85.º Salão Automóvel de Genebra, que abriu esta quinta-feira ao público, aposta no regresso dos desportivos de topo, entre os quais o mítico Ford GT, que vai celebrar 50 anos em 2016.

J. F. Palma-Ferreira, em Genebra

No largo espaço central do expositor que a Ford ocupa no Salão Automóvel de Genebra, a apresentação de alguns dos novos desportivos que a marca pretente lançar até 2020 - ao todo serão 12 "supercarros" - foi centrada no novo modelo que recria o mítico GT40, vencedor das 24 horas de Le Mans, que comemorará 50 anos em 2016.

Tal como a Ford, as principais marcas com tradição desportiva apostaram na apresentação de modelos "hiperdesportivos", o que mostra a convicção de que o mercado europeu assistirá a uma retoma gradual a partir de 2015.

Anabela Correia, responsável pela comunicação institucional da Ford em Portugal, explica que "o novo GT destina-se a marcar os 50 anos deste modelo". Este carro será lançado no próximo ano e incorpora uma "evolução tecnológica considerável".

Sem ter ainda um valor de venda previsível, o Ford GT terá um sofisticado motor de seis cilindros - um V6 com tecnologia "ecoboost" - capaz de desenvolver mais de 600 cavalos.

O Ferrari 488 GTB teve a apresentação mais mediática da 85ª edição do Salão Automóvel de Genebra

O Ferrari 488 GTB teve a apresentação mais mediática da 85ª edição do Salão Automóvel de Genebra

Este é o nível de potência que as marcas desportivas utilizam nas motorizações dos seus ultradesportivos. Foi o caso da apresentação feita pela Ferrari, do novo modelo que substitui o 458 Itália. Trata-se do Ferrari 488 GTB, que tem um motor V8 biturbo, de 3,9 litros de cilindrada e uma potência de 670 cavalos, com um binário de 760 Nm.

O motor do Ferrari 488 GTB permite que a sua aceleração dos zero aos 200 quilómetros/hora seja feita em apenas 8,3 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 330 quilómetros/hora. A Ferrari também não tem preços definidos para este carro, embora haja indicações não oficiais que apontem para um valor da ordem dos 220 mil euros, que em Portugal serão acrescidos da fiscalidade aplicável. 

O Lamborghini Aventador é um dos últimos ultradesportivos com motor de 12 cilindros, desenvolvendo uma potência de 700 cavalos

O Lamborghini Aventador é um dos últimos ultradesportivos com motor de 12 cilindros, desenvolvendo uma potência de 700 cavalos

O Lamborghini Hurracan tem um motor "mais civilizado" com 10 cilindros

O Lamborghini Hurracan tem um motor "mais civilizado" com 10 cilindros

Na Lamborghini - do grupo Volkswagen - o concorrente é o modelo Hurracan, com um motor V10, com um binário de 560 Nm e capaz de desenvolver 610 cavalos.

A McLaren apresentou o seu novo 650S

A McLaren apresentou o seu novo 650S

A McLaren, por seu turno, apostou no modelo 650S, com motor V8, um binário de 678 Nm e uma potência de 678 cavalos.

A Bentley regressa aos superdesportivos com o concept car EXP10 Speed6

A Bentley regressa aos superdesportivos com o concept car EXP10 Speed6

A Bentley aproveitou esta onda de novidades de "supercarros" para apresentar um concept car que marca uma ruptura com os modelos tradicionais, assumindo linhas marcadamente desportivas - o EXP 10 Speed 6, formalmente apresentado pelo chairman e presidente executivo da marca, Wolfgang Duerheimer.

As marcas germânicas Mercedes e Porsche apresentaram igualmente as versões GT3 dos seus modelos AMG e 911.

A Mercedes apresenta o seu AMG GT3, a nova "bomba" destinada a correr nos circuitos de competição

A Mercedes apresenta o seu AMG GT3, a nova "bomba" destinada a correr nos circuitos de competição

A Porsche também entrou na vaga dos supercarros, apresentando a versão GT3 do 911

A Porsche também entrou na vaga dos supercarros, apresentando a versão GT3 do 911

A 85ª edição do Salão Autóvel de Genebra encerrará a 15 de março.