Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Economia

CP: comboios não circulam desde a meia-noite

  • 333

Greve dos maquinistas contra os cortes salariais paralisou a circulação de comboios em todo o país.

Não há comboios a circular em todo o país desde a meia-noite por causa da greve dos maquinistas contra os cortes salariais, disse hoje à Agência Lusa a porta-voz da CP, Ana Portela.



"Não há comboios a circular desde a meia-noite, com exceção dos comboios internacionais Sud Expresso e Lusitânia, porque fazem parte dos serviços mínimos de uma das greves", disse a porta-voz.



Ana Portela lembrou que a greve de hoje decorre em simultâneo com as greves às horas extraordinárias, que começaram a 17 de fevereiro.



O país vai continuar sem comboios até às 9h, hora a partir da qual vai ser gradualmente retomada a circulação ferroviária.

Comboios só à tarde

No entanto, a porta-voz da CP admitiu que o serviço urbano de Lisboa "demorará mais algum tempo a ser regularizado". "Em princípio só deverá haver comboios ao princípio da tarde, porque a greve afeta mais a CP Lisboa", explicou.



A greve dos maquinistas da CP decretada para hoje começou às 05h e deverá terminar às 09h. Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa também param hoje, três horas por turno.



Na quinta-feira, param os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa (entre as 05:30 e as 12h). Na sexta-feira, estão em greve durante todo o dia os trabalhadores da Refer -- Rede Ferroviária Nacional, da CP e da CP Carga e na Carris os motoristas iniciam uma greve ao trabalho extraordinário, que terminará a 08 de abril.