Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Carlos Costa: "Candidatos à compra do Novo Banco enriquecem sistema financeiro"

  • 333

FOTO Tiago Miranda

O governador do Banco de Portugal diz que não pode revelar quem são os sete candidatos que avancaram com propostas de compra do Novo Banco mas garante que "são entidades que enriquecerão o sistema financeiro".

Anabela Campos e Isabel Vicente

Carlos Costa afirmou aos deputados que os sete candidatos que avançaram agora com propostas de compra não vinculativas pelo Novo Banco podem ainda contar com a associação de outros candidatos que já tenham demonstrado interesse no banco.

Mas o mais importante, sublinha, é que estes sete potenciais compradores "são entidades que enriquecerão o sistema financeiro português e há várias garantias de se poder minimizar o impacto sobre o sistema financeiro quer a nível financeiro quer a nível social", mantendo em simultaneo os niveis de concorrência.

Em jeito de desabafo pessoal, refere que "se chegarmos ao final deste processo salvaguardando a concorrência do sistema financeiro, valeu a pena os poucos cabelos pretos terem desaparecido". Acrescentou: "é uma tarefa de uma dimensão incrível, se tudo correr bem".

E prossegue dizendo que no cenário hipotético de capitalização, a ter acontecido, "teriam de ser injetados mais de 4,9 mil milhões de euros", porque "não poderíamos ter feito a divisão entre ativos bons e maus", o que retirou maiores necessidades de capital ao Novo Banco. Além disso, o BES estaria sujeito a remédios por parte da concorrência europeia (DGCom).