Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bilhetes de avião mais caros devido ao vulcão

Viajar de avião pode ficar mais caro. Tudo por causa da paralisação dos voos após a erupção do vulcão islandês, diz o CEBR-Centre for Economics and Business Research.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

As empresas de aviação podem subir as tarifas em até 5,2% este ano, para tentarem recuperar parte das perdas sofridas pela paralisação dos voos após a erupção do vulcão islandês.

A previsão consta do mais recente relatório do CEBR-Centre for Economics and Business Research. Para se ter uma ideia, no site de compras pela internet Kalkoo, o preço de um bilhete  da British Airways, classe económica, de Londres para Nova Iorque poderá vir a ficar 71 euros mais caro.

Já uma viagem, classe económica, entre o Reino Unido e Espanha sofrerá um acréscimo de 30 euros.

Prejuízos de 1,5 mil milhões de euros

Segundo o CEBR, no final da semana passada, os prejuízos causados pela nuvem de cinzas  do vulcão foram de aproximadamente  1,5 mil milhões de euros.

De acordo com essa organização britânica, apesar de se esperar que as empresas peçam ajuda da CE, o mais provável é que o dinheiro disponibilizado só venha a cobrir parte das perdas.

Outro relatório, elaborado pela trivago.com.uk,  de comparação de preços de hotéis, dá conta de uma subida drástica das dormidas em hotéis londrinos, durante a crise. Os passageiros que foram obrigados a passar um ou vários dias em Londres por terem os seus voos cancelados pagaram, em média, 236 euros (205 libras) por noite, contra 159 euros (138 libras) da média habitual.