Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

"BCP é líder de mercado"

Presidente do BCP, Carlos Santos Ferreira, no discurso que está a fazer aos accionistas, afirma que o "BCP é o líder de mercado, quer os outros bancos gostem ou não gostem".

Isabel Vicente (www.expresso.pt)

Santos Ferreira diz que os próximos desafios do Millenniumbcp para o futuro passam por dois itens: rentabilidade e inovação.

E explica: "Rentabilidade vinda mais que não seja das operações internacionais. Não precisamos de descobrir novos mercados nem de fazer novos investimentos". adiantando que basta "que a percentagem de lucros do BCP esteja ao nível dos recursos captados no exterior", apesar de em 2009, apenas o peso do mercado externo apenas tivesse sido de 5% nos lucros. 

Santos Ferreira afirma ainda que o Millenniumbcp é o banco que mais recursos de clientes capta e , em conjunto com a CGD, o banco que mais crédito concede". 

Tempos que aí vêm não são bons"

O ex-presidente da CGD sublinhou que "os tempos que aí vêm não são bons para as pessoas". Há menos investimento, menos salários e menos consumo e por isso foi preciso "estabilizar e focalizar  a actividade do banco". O que foi feito através de uma política de contenção de custos quer em Portugal quer nas operações internacionais".

Exemplo disso foi a alienação das operações nos EUA e na Turquia, afirmando que "ambas tiveram mérito quando foram lançadas , mas nos EUA passados 10 anos os prejuízos foram de 33 milhões de euros, e nunca houve ganhos, e na Turquia a operação também deu prejuízos no valor de 46 milhões.

O primeiro ponto da ordem de trabalhos vai ser a aprovação do relatório de gestão, o balanço e as contas individuais e consolidadas, relativas ao ano de 2009, seguido da deliberação dos accionistas sobre a proposta da aplicação de resultados.