Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Barroso critica agências de rating por não melhorarem classificação de Portugal

Durão Barroso manifestou hoje estranheza por as avaliações das agências de rating não estarem a reflectir os progressos alcançados por países como Portugal e a Irlanda no regresso aos mercados.

Daniel do Rosário, correspondente em Bruxelas

O presidente da Comissão Europeia considera que a Irlanda "está praticamente nos mercados", enquanto Portugal teve "algumas operações de sucesso de contacto com os mercados, ainda que não se possa dizer que tenha regressado plenamente aos mercados", mas que essas situações ainda não encontraram tradução nas avaliações das agências de notação: "ainda não vi isso adequadamente reflectido pelas agências de rating".

Durão diz que "apesar de já terem conseguido intervenções com sucesso nos mercados, quer a cinco, quer a dez anos", estes países "não viram ainda as sias cotações nas agências de rating reavaliadas": "é algo que me permito salientar como de alguma maneira estranho".

As declarações do presidente da Comissão foram efectuadas em Bruxelas, numa conferência de imprensa conjunta com Cavaco Silva.