Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Banco Santander já é o segundo maior da Europa a seguir ao HSBC

  • 333

O Banco Santander alcançou hoje, pela primeira vez, os 100 mil milhões de euros de valor na Bolsa. Uma cotação que, entre as empresas espanholas, apenas tinha sido alcançada pela Telefónica.

Constança Lameiras

Após a queda da cotação em bolsa pelo aumento de capital em janeiro, as acções do Banco Santander recuperaram e superaram os 7 euros por acção. Esta terça-feira verificou-se um aumento de quase 1%, atingindo os 7,14 euros por acção.

O Santander é agora o segundo banco europeu com maior valor em bolsa, atrás do HSBC, que está valorizado e mais de 150 mil milhões de euros. Na zona euro, segue-se o banco francês BNP, com um valor de 71 mil milhões de euros em bolsa, e o BBVA com uma valorização em bolsa de 60 mil milhões.

No contexto mundial, o Santander está agora entre os 10 primeiros bancos no que diz respeito ao valor em bolsa. A lista é liderada pelo banco chinês ICBC, com cerca de 260  mil milhões de euros de capitalização. Com mais de 200 mil milhões de euros estão também o Wells Fargo e o JP Morgan Chase. O Banco da China e o Agricultural, assim como o Bank of America e o Citigroup apresentam valores em bolsa superiores a 100 mil milhões de euros.

Na bolsa espanhola, seguem-se ao Banco Santander a Intidex, com 95 mil milhões de euros e a Telefónica com 65 mil milhões de euros em bolsa.