Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Banco espanhol Sabadell lucra €174 milhões até março

  • 333

O Sabadell, que é o segundo maior acionista do BCP, teve no primeiro trimestre um aumento dos recursos de clientes e maior procura de crédito, que permitiram mais do que duplicar os ganhos dos primeiros três meses do ano.

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O banco espanhol Sabadell, segundo maior acionista do Millennium BCP, fechou o primeiro trimestre com um lucro de 174 milhões de euros, mais 115% do que no mesmo período do ano passado, um resultado que já tem em conta o registo de 906 milhões de euros para provisões relacionadas com insolvências e desvalorização de ativos.

No primeiro trimestre, a margem bruta do Sabadell melhorou 1,1%, para 1.666 milhões de euros, num período marcado por um crescimento de 6,2% no montante gerido de recursos de clientes, informou o banco em comunicado ao mercado.

O Sabadell nota que "a excelente evolução dos recursos de clientes, o maior dinamismo na procura de crédito - em especial no segmento das pequenas e médias empresas - e um ritmo mais acelerado na redução da carteira de ativos problemáticos caracterizam um primeiro trimestre no qual o banco Sabadell lançou uma oferta pública de aquisição sobre o banco britânico TSB".

Além disso, recorda o Sabadell, está em curso no banco uma operação de aumento de capital de 1600 milhões de euros. O Sabadell é atualmente o segundo maior acionista do Millennium BCP, com uma participação que no final do ano passado ascendia a 5,53%. O maior acionista do banco português é a angolana Sonangol, com uma posição de 19,44%