Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

António Costa deixa direção do 'Diário Económico'

  • 333

Demissão foi formalizada esta segunda-feira e comunicada à redação. Jornalista deverá deixar o cargo até ao final de abril.

O jornalista António Costa apresentou esta segunda-feira a demissão do cargo de diretor do "Diário Económico", jornal detido pelo grupo Ongoing. A notícia foi avançada ao início da noite pelo diário "i" e confirmada ao Expresso pelo próprio António Costa.

"Apresentei a minha demissão de diretor. Vou manter-me em plenas funções até ser nomeado um novo director", disse apenas o jornalista, sem especificar as razões da sua saída.

A demissão de António Costa ocorre semanas depois de o administrador da Ongoing Rafael Mora também ter apresentado a sua demissão da empresa. Mas segundo informações recolhidas pelo Expresso, a saída do diretor não terá qualquer ligação com a saída de Mora.

Esta demissão representa, no entanto, mais um sobressalto num projecto editorial que tem atravessado algumas dificuldades financeiras nos últimos anos. Dificuldades essas que têm sido agravadas pelos problemas que o próprio grupo Ongoing está a passar, na sequência das crises que afetaram duas das suas principais fontes de rendimento: o BES e a PT.

Os problemas do "Diário Económico" - que em 2012 tinha já um passivo de mais de 20 milhões de euros - já levaram inclusive a administração do título a procurar potenciais compradores ou investidores para o projecto, em grande parte por pressão de dois dos seus principais credores, o Novo Banco e o BCP. Mas até agora essas movimentações não produziram qualquer resultado.

No final de 2014, os acionistas do grupo Global Media, proprietário do "Diário de Notícias", "Jornal de Notícias" e TSF, estudaram a possível integração do Diário Económico no seu portfólio de títulos, mas até ao momento esse processo também não avançou.

Além de António Costa, a atual direção do "Diário Económico" integra ainda os jornalistas Helena Cristina Coelho como diretora-adjunta e Francisco Ferreira da Silva, Tiago Freire e Bruno Faria Lopes como subdiretores.