Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Angela Merkel: "Se o euro falhar, então a Europa falhará"

Chanceler alemã afirmou hoje num congresso do seu partido que o euro é a cola que mantém a Europa junta.

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje num congresso do seu partido que o euro é a cola que mantém a Europa junta e que se o projeto da moeda única falhar, a Europa falha também.

Segundo Angela Merkel, que falava num congresso do seu partido (CDU), citada pela Bloomberg, o papel da Alemanha é de "garantir uma nova cultura de estabilidade na Europa" e elevou o papel do euro a uma questão de vida ou morte.

"Se o euro falhar, então a Europa falhará", afirmou Angela Merkel, explicando que o colapso do projeto da moeda única iria sinalizar a "ideia unificadora" que deu paz e prosperidade ao velho continente após a segunda guerra mundial.

No entanto, a líder alemã voltou a defender a ideia de que os investidores também devem pagar a sua parte, caso existam reestruturações, afirmando que foram os "excessos" dos mercados que causaram a crise e que os "mercados têm de arcar com as consequências dos seus atos". 

A chanceler alemã tem sido criticada por agudizar a crise da dívida soberana ao afirmar que os investidores deverão ser chamados a suportar parte das perdas caso um país entre em incumprimento financeiro, o que terá feito subir o prémio exigido pelos mercados internacionais para comprarem as dívidas públicas dos países periféricos, como é o caso da Irlanda e Portugal.