Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

"Acredito sinceramente que os acionistas da Oi sabiam do investimento da PT no GES"

Ricardo Salgado afirma que a PT foi o único risco que não previu quando a 31 de março chamou à atenção do Banco dde Portugal para os risco sistémicos do BES

Anabela Campos e Isabel Vicente

"As aplicações da PT no GES estão no prospeto do aumento de capital da Oi. Não havia forma de os acionistas da Oi/Telemar não saberem", afirmou Ricardo Salgado esta terça-feira na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES.

A PT, recorde-se, aplicou 897 milhões de euros na Rioforte, que mais tarde não foram reembolsados - a notícia foi avançada em primeira mão pelo Expresso Diário, a 26 de junho. "Acredito sinceramente que os acionistas da Oi sabiam das aplicações da PT na Rioforte."

Ricardo Salgado referiu que a PT foi o único risco que não previu quando a 31 de março chamou à atenção do Banco dde Portugal para os risco sistémicos do BES. O ex-banqueiro diz que os acionistas sabiam dos investimentos da PT no GES. 

"Foi uma tristeza o que aconteceu à PT. Na carta que entreguei a 31 de março ao Banco de Portugal, a PT foi o único risco que não previ", disse Salgado ao deputados. Mas acrescentou que, "felizmente", há muitos interessados na PT.

"Não sei qual dos interessados na PT está melhor posicionado. Mas o Novo Banco, que julgo tem uma posição relevante, poderá ter uma palavra a dizer sobre o assunto", considera.